Friday, September 5, 2014

a 4ª edição do ARTURb - Artistas Unidos em Residência está a começar!!!



EXPOSIÇÃO DE 20 de SETEMBRO A 31 de OUTUBRO
no LAC – Laboratório de Actividades Criativas (antiga cadeia de Lagos)
Inauguração a 20 de Setembro pelas 22h

Em Setembro de 2014, o LAC desenvolve a 4ª Edição de ARTURb – Artistas Unidos em Residência.
ARTURb é um projecto único no Algarve  que envolve alguns dos nomes mais importantes da actual cena mundial de arte urbana. A exposição é composta por uma residência artística na  antiga cadeia de Lagos de artistas nacionais e internacionais:  BORONDO de Espanha, DOME da Alemanha, MÁRIO BELÉM de Portugal, PIPSQUEAK da Holanda e SEPE da Polónia.
Durante o período de residência, os artistas têm toda a liberdade para criar o seu trabalho no interior e exterior do espaço colectivo da antiga cadeia de Lagos, que estará disponível para qualquer intervenção, adaptação ou criação artística.
ARTURb é um conceito de arte em digressão e de intercâmbio artístico nacional e mundial, com base na presença participativa, na vivência e convivência local. Possibilita a troca de ideias, a apresentação de novos conceitos, o confronto de realidades estéticas e culturais, a experiência pouco comum e a livre circulação da arte. O objectivo do ARTURb é criar sinergias de descentralização entre o talento e a participação artística, de modo a incentivar e acrescentar valor ao turismo cultural da cidade de Lagos.
Para a cidade de Lagos e a sua população, com o desenvolvimento e realização das edições do ARTURb, a arte tem passado a estar patente ao virar da esquina, oferecendo A OPORTUNIDADE a qualquer pessoa de poder desfrutar de uma obra num espaço público, de ser estimulado e por vezes provocado. Deste modo, a cidade tem vindo a ganhar testemunho físico e artístico da passagem dos artistas participantes, contando hoje com obras de alguns dos autores mais representativos do panorama contemporâneo de arte urbana possibilitando o estabelecimento de percursos de descoberta e identificação. Durante o mês de Maio, ARYZ deixou a sua marca na cidade de Lagos. 
CALENDARIZAÇÃO ARTURb’ 14
8 a 21 de Setembro - Residência  Artística
20 de Setembro – Inauguração da exposição ARTURb
20 de Setembro a 31 de Outubro – Exposição