Friday, November 1, 2013

lançamento catálogo ARTURb'13


No dia 2 de Novembro pelas 22h a exposição ARTURb’13 encerra e culmina com o lançamento do catálogo, que apresenta o trabalho desenvolvido pelos artistas na cidade de Lagos nos anos 2012 e 2013. Contamos com a inspiração dos Les Rockouers para animar a noite e a entrada é livre.
ARTURb é um projecto único no Algarve que envolve alguns dos nomes mais importantes da actual cena mundial de arte urbana. A exposição da 3ª edição é composta por uma residência artística na antiga cadeia de Lagos de cinco artistas nacionais e internacionais: ADD FUEL, DRAW e SAMINA de Portugal e ONUR e WES21 da Suiça. Conta ainda com os trabalhos realizados pela artista polaca Natalia Rak.
Durante o período de residência, os artistas têm toda a liberdade para criar o seu trabalho no interior e exterior do espaço colectivo da antiga cadeia de Lagos, que estará disponível para qualquer intervenção, adaptação ou criação artística.
ARTURb é um conceito de arte em digressão e de intercâmbio artístico nacional e mundial, com base na presença participativa, na vivência e convivência local. Possibilita a troca de ideias, a apresentação de novos conceitos, o confronto de realidades estéticas e culturais, a experiência pouco comum e a livre circulação da arte. O objectivo do ARTURb é criar sinergias de descentralização entre o talento e a participação artística, de modo a incentivar e acrescentar valor ao turismo cultural da cidade de Lagos.
Para a cidade de Lagos e a sua população, com o desenvolvimento e realização das edições do ARTURb, a arte tem passado a estar patente ao virar da esquina, oferecendo a oportunidade a qualquer pessoa de poder desfrutar de uma obra num espaço público, de ser estimulado e por vezes provocado. Deste modo, a cidade tem vindo a ganhar testemunho físico e artístico da passagem dos artistas participantes, contando hoje com obras de alguns dos autores mais representativos do panorama contemporâneo de arte urbana possibilitando o estabelecimento de percursos de descoberta e identificação.